Cronologia
Setembro 2022
Lançamento de petição
A escolha raramente é simples. Existem diversos parques espalhados pela cidade, mas será que refletem o ponto de vista das crianças, os seus interesses e necessidades? Foi esta pergunta que, em 2022, levou um grupo de mães e pais a lançar uma petição a exigir mais e melhores parques infantis no Porto. Nasceu assim o movimento “Vamos ao Parque” A iniciativa reuniu várias centenas de assinaturas e ganhou espaço na imprensa, pressionando a Câmara Municipal do Porto a substituir alguns equipamentos danificados do parque infantil do Largo Soares dos Reis, no Bonfim.
Novembro 2022
Notícia no jornal Público
Março 2023
Primeiro momento participativo
O movimento “Vamos ao Parque” convidou crianças, famílias e agentes da comunidade para um momento de convívio e reflexão sobre os espaços urbanos vocacionados para os mais pequenos no Porto. A iniciativa, realizada no Parque Infantil do Largo Soares dos Reis, incluiu atividades lúdicas e momentos de criação, promovendo a participação das crianças na construção na imaginação da cidade.
Maio 2023
Primeira audiência na Câmara Municipal
Após vários pedidos de audiência, o movimento “Vamos ao Parque” levou à Direção Municipal de Estruturas Verdes a voz das famílias e das crianças, defendendo mais e melhores parques infantis na cidade, respeitadores das diferentes necessidades, ritmos e interesses das crianças. Foi reforçada a necessidade de equipamentos seguros e diversificados, bem como a sua manutenção e limpeza regulares.
Maio 2024
Serpentina começa a ganhar forma
Maria João e Patrícia conhecem-se e começam a desenhar juntas um plano de ação.
Julho 2024
Candidatura à DG Artes, sem sucesso
A força da petição e o interesse despertado pela iniciativa, fazem a Maria João e Patricia sonhar com outras possibilidades. Elaboram a candidatura “A Brincadeira está na rua!” que, embora não tenha sido aprovada, permitiu organizar ideias, definir objetivos e dar forma a uma visão comum.
Setembro 2024
Candidatura ao programa Partis da Fundação Gulbenkian, sem sucesso
Dezembro 2024
Reunião exploratória com as curadoras da 4ª edição da Porto Design Biennale
Janeiro 2025
13 novos parques infantis e meia dúzia ampliados
A Câmara Municipal do Porto anunciou na imprensa planos de aumentar consideravelmente a oferta de lazer para as crianças até 2028.
Fevereiro 2025
Candidatura orçamento colaborativo do Bonfim, sem sucesso
Março 2025
Serpentina é abraçada pela Porto Design Biennale
A edição com curadoria de Angela Rui propõe-se tratar o tema “Tempo é presente: inventar o comum”, mudando o anterior foco expositivo para projetos com impacto mais duradouro nas cidades do Porto e Matosinhos.
21 Março 2025
Reunião com a Direção Municipal de Estruturas Verdes
Na reunião com o Departamento da Câmara Municipal do Porto que tutela os parques infantis, é apresentada a visão da iniciativa “A Brincadeira está na Rua”, que valoriza a criança como cidadã plena de direitos e destaca a importância de pensar a cidade a partir de quem a habita. Estas ideias concretizam-se no objetivo comum de requalificar o parque infantil do Largo Soares dos Reis, um dos parques infantis em contexto urbano com mais afluência na cidade.
8 Abril 2025
Primeira sessão com as crianças da AOML
Reconhecemos as crianças como especialistas no brincar, cidadãs de pleno direito e observadoras críticas dos espaços que habitam. Escolhemos em particular as crianças da Associação O Meu Lugar no Mundo para acompanhar a Serpentina de forma regular em diversos momentos de auscultação e cocriação.
Abril–Maio 2025
Passeios diagnóstico e mapeamento colaborativo
Os passeios diagnósticos são oportunidades para observar a cidade e imaginar o futuro do parque, criando momentos de participação abertos a toda a comunidade. Crianças e adultos participaram nestes percursos, recolhendo perceções, identificando problemas, pontos positivos e potencialidades do território. Num ritmo de passeio, foram as próprias crianças a guiar a Serpentina e os adultos, oferecendo um olhar crítico e novas formas de pensar a rua e os espaços que frequentam.
Abril 2025
Candidatura à Iniciativa Social Descentralizada BPI / Fundação La Caixa, com sucesso
Abril 2025
Lançamento do Inquérito “Vamos transformar o parque infantil do Largo Soares dos Reis”
Como ponto de partida, quisemos saber: como brincam as crianças nos parques infantis do Porto? O que mais gostam de fazer? Do que sentem falta? Do que não gostam? Criámos um inquérito online para recolher contributos de todos os que quisessem participar nesta reflexão e ajudar a desenhar o projeto. O inquérito recolhe informações sobre como brincam as crianças nos parques infantis no Porto no geral e especificamente sobre o Parque Infantil do Largo Soares dos Reis.
Maio 2025
Entrevista ao jornal Público
No dia 7 de maio, o jornal Público destacou o projeto Serpentina num artigo com o título “Na transformação deste parque cabe o protótipo de uma cidade das crianças”, assinado por Mariana Correia Pinto.
Maio–Junho 2025
Oficinas de codesign
Convidámos crianças a imaginar e construir connosco as suas estruturas ideais para um parque infantil. A partir das suas imaginações e sonhos, as crianças criaram maquetes, compondo no final um espaço coletivo de brincadeira, criatividade e partilha. Aos adultos propusemos debater em grupo hipóteses e soluções concretas para as estruturas do futuro parque do Largo Soares dos Reis. Com esta proposta, foi iniciada uma linha de contato com as associações de pais das escolas da Alegria e Campo 24 de Agosto
Junho 2025
Sessões de brincadeira e photo-voice
Propusemos às crianças da OMLM que fizessem uma paragem no caminho que diariamente fazem entre a escola e a associação, para brincarem no Parque Infantil do Largo Soares dos Reis. Para os adultos tratou-se de uma sessão de observação. Para as crianças uma proposta adicional para registarem o seu olhar através da metodologia Photo-Voice, que lhes permitiu expressar perceções através da fotografia e do vídeo, valorizando a sua voz e o seu papel no redesenho e melhoria do parque.
Junho 2025
Entrevistas comerciantes
Os comerciantes em redor do parque infantil do Largo Soares dos Reis, contribuem para tornar o território mais vivo e acolhedor, criando uma relação que beneficia tanto quem frequenta o parque como os próprios estabelecimentos. A equipa Serpentina foi ouvi-los para compreender as suas rotinas, interações com os moradores e os espaços circundantes, valorizando o papel do comércio local na dinamização da vida urbana.
2-15 Julho 2025
Campanha de comunicação e alargamento do inquérito “Como brincam as crianças nos parques infantis do Porto”
Julho 2025
Sessões de consultoria com especialistas
A equipa da Serpentina realizou as primeiras reuniões com vários consultores nas áreas do Brincar, Motricidade, Paisagismo, Segurança Infantil.
13 Julho 2025
Reunião com estruturas artísticas e culturais do Bonfim
O Bonfim é um território pulsante de criatividade. Convidamos vários outros dinamizadores de atividades no bairro para debater ideias e possibilidades futuras.
18 Julho 2025
Apresentação do estudo prévio alargado
A Serpentina levou à autarquia seis estudos de arquitetura e urbanismo para intervenções pontuais e de baixo custo com foco na humanização do espaço público. Para além da conversão do parque infantil num jardim verde intergeracional, as propostas passam pela reconversão de estradas em “zonas de convivência”, pela criação de “ruas da escola” cortadas ao trânsito, pela naturalização dos pisos dos recreios ou a beneficiação de espaços de jogo com o básico: sombras e vistas.
3 Agosto 2025
Início oficial do projeto de arquitetura com a Cannatà Fernandes
13 Agosto 2025
Reunião conjunta entre cinco entidades municipais
A Serpentina reuniu-se com o Pelouro do Espaço Público e Urbanismo e as Direções Municipais do Desenvolvimento Urbano, Estruturas Verdes, Mobilidade e a Go Porto para apresentar a sua proposta. Defende uma mudança de paradigma na forma como se pensa a presença das crianças no espaço público, superando o conceito do parque infantil clássico. Um modelo de intervenção holística, que só é possível se articuladas as vontades de departamentos que nem sempre dialogam entre si. A presença do pelouro da Educação e Coesão Social ficou adiada para uma próxima vez.
Setembro 2025
Reuniões com os candidatos às autárquicas: CDU, PS, Bloco de Esquerda
5 Outubro 2025
Encerramento do inquérito com 585 respostas
Encerra-se o inquérito “Como brincam as crianças nos parques infantis do Porto?”, que contou com a participação de mais de 500 pessoas. O levantamento permitiu recolher perspetivas sobre o brincar, identificar hábitos, necessidades e interesses das crianças, e obter informações sobre possíveis melhorias nos parques infantis. Os resultados contribuem diretamente para a transformação do Parque do Largo Soares dos Reis e podem alimentar a criação e reabilitação de outros espaços da cidade no futuro.
6 Outubro 2025
Isto não é (só) um banco de jardim
Desafiamos a autarquia a colocar 3 bancos de jardim num “triângulo verde” sem uso. Na interceção da Rua Barão de São Cosme com a Rua Joaquim António Aguiar, a cerca de 2 minutos a pé do parque infantil do Largo Soares dos Reis, encontrámos um espaço brincável. Um canteiro verde, uma mão cheia de árvores, piso natural, um espaço perfeito para fluir a imaginação. Vamos reclamar este espaço e fazer dele um parque para as pessoas! Aqui vai nascer o Parque da Alegria!
23 Outubro 2025
Inauguração Porto Design Biennale
A Serpentina está representada na exposição central da Porto Design Biennale, na Casa do Design, em Matosinhos, enquanto um dos seis projetos nucleares da sua 4ª edição, a que chamaram Happisodes.
25 Outubro 2025
Rua sem carros! Vamos ocupar!
Novembro 2025
Campanha de sensibilização
Novembro 2025
Tratamento e partilha dos resultados do inquérito
Novembro–Abril 2026
Ativação do Parque da Alegria aka Laboratório do Brincar
Primavera 2026
Fórum com especialistas
Verão 2026
Projeto editorial, partilha de ferramentas para a ação